domingo, 13 de setembro de 2009

Copter-X X Belt-CP X T-Rex

O HELI NA VEIA mudou para www.helinaveia.com.br - esse post também está lá.
Pessoal,

Tenho observado nos fóruns o crescente interesse por helicópteros elétricos da categoria 450. Muitas marcas e modelos estão sendo lançados e opiniões têm sido divididas. Querendo ter uma opinião própria realizei alguns testes e aqui vão minhas observações:

No último final de semana, pus minhas mãos num Copter-X 450 com servos Align, receptor Futaba, Gyro 401, motor Turnigy e pás de carbono Align. Ou seja, eletrônica top para um kit que tenta concorrer com o T-rex. Também voei com um Belt-CP original, saído da caixa. Sobre esse, não escreverei no momento pois não pode ser comparado em performance a um T-Rex.

De cara percebe-se que o peso do Copter-X é maior do que o T-rex. O manual de instruções, embalagem e até os parafusos são de qualidade inferior aos do kit da Align. É nesse momento que começa-se a reparar nos detalhes que transformam um produto em “Top Of Mind” e “Top Of Market” para um que é mediano.

Depois de montado e configurado, fui para o voo inaugural de trimagem. Nesse momento o Copter-X me impressionou. A máquina se mostrou justinha, sem desbalanceamento de nenhum de seus componentes.

Apos gastar três baterias, a máquina estava pronta para ser judiada num voozinho 3D e foi aí que minhas boas impressões foram por água a baixo.

Mesmo antes do final do primeiro voo 3D, os parafusos do anti-rotation, que tinham sido presos com trava rosca azul, se soltaram e uma fortíssima vibração durante o voo quase derrubou o modelo.

Problema arrumado, nova tentativa e nova decepção. Dessa vez, foram os parafusos que prendem o rolamento do eixo principal que não aguentaram a pressão e pularam fora.

Já estava escurecendo e resolvi não arrumar na pista pois percebi que o modelo precisaria passar por uma verificação mais delicada para voltar ao 3D. Essa máquina está sendo preparada para ser um night flyer e preferi não arriscar quebrar as pás que custam US$ 48,00.

Conclusão:

O baixo preço do Copter-X justifica sua escolha por quem quer ter um helimodelo para se divertir sem gastar muito.

Seu frame de alumínio é mais resistente do que o de fibra de carbono e para um iniciante isso significa economia na hora do crash. No entanto, o alumínio adiciona alguns gramas no modelo o que nessa categoria fazem diferença.

Num curto espaço de tempo, o iniciante pode se ver as voltas com recorrentes manutenções que ele não saiba fazer o que em muitos casos levam a desistência do hobby e ao longo desses seis anos, já vi muitas.

Na hora da compra, é preciso saber o que se está levando. O custo X benefício de um Copter-X é muito atraente e ele vai ter uma ótimo comportamento em voos básicos. Porém, não pode ser comparado em performance e durabilidade com um T-rex.

Referencias:
Há algum tempo escrevi um post sobre os clones aqui: http://www.blogger.com/posts.g?blogID=2263969449571306408&searchType=ALL&txtKeywords=&label=clones

2 comentários:

  1. Penso o seguinte... Eu nunca montei um heli em apenas um dia. Concordo que um t-rex tem um desempenho melhor que a de um copter-x porém se você pega um kit da align e monta as pressas creio que algum parafuso irá soltar da fuselagem.

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  2. Willian,

    Nenhum helicóptero deve ser montado as pressas. No caso do Copter-X do teste, ele foi montado com o mesmo critério de um T-rex.

    Lá em arujá temos outros Copter-X que desmontaram durante o voo. O último ejetou as pás do rotor principal quando o fatherin shaft perdeu um dos parafusos.

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