domingo, 20 de setembro de 2009

Governador X Limitador - Como Configurar

O HELI NA VEIA mudou para www.helinaveia.com.br - esse post também está lá.

Para que servem?

Fundamentalmente ambos os equipamentos têm por função manter constante a RPM do rotor principal.


Quem deve usar?

Geralmente só os pilotos mais avançados se importam com a instalação de um equipamento que mantenha estável a rotação do cabeçote, mas os iniciantes podem tirar proveito dessa tecnologia.

Quando não há variações bruscas na aceleração, o helicóptero fica mais “na mão” facilitando as retomadas de potência principalmente no pouso. Os modelos em escala, geralmente mais pesados e caros que os acrobáticos, pousam com mais facilidade nessas condições.

É comum observar modelos configurados com uma curva de aceleração que os fazem decolar com baixa rotação. Isso gera três problemas principais: 1- A cauda tende a balançar na vertical; 2- A retomada de potência pode demorar a acontecer, fazendo o helicóptero quicar no solo; 3- O rotor de cauda não têm rotação suficiente para anular o torque do motor e como consequência o gyro não trava a cauda.

Um rádio bem configurado pode suprimir temporariamente a necessidade de um governador ou limitador, mas quem está preocupado com performance, mais cedo ou mais tarde, terá um dos dois instalado em sua máquina.


Como funcionam?

Ambos utilizam sensores que medem a rotação do motor ou alguma peça direta ou indiretamente a ele ligada e recebem instruções, através do rádio ou do painel de configuração, de qual deve ser a RPM desejada. A partir desse ponto as diferenças começam.

O governador identifica a queda de rotação e manda o servo acelerar. O limitador não deixa que a RPM ultrapasse o valor desejado desacelerando do motor.
A diferença é sutil, mas quando bem configurados, ambos têm excelente performance.


Como configurar?

É muito importante ter uma curva de aceleração bem configurada em Idle 1 e 2 para se caso a eletrônica falhar o motor não disparar.

Além disso, gosto de mixar o aileron, elevator e rudder (somente para direita) para o canal que controla a RPM alvo. Assim, antecipo via programação os pontos onde o motor será mais exigido facilitando a vida da eletrônica.

Veja a configuração do rádio aqui: http://helinaveia.blogspot.com/2009/09/configuracao-do-radio-dx7-para-o-meu-t.html

No governador, os incrementos devem ser feitos no canal de ganho mas nunca permitindo o “over speed” do motor.

No limitador, os incrementos são feitos na curva do acelerador de forma a deixar a rotação sempre um pouco acima da desejada. A eletrônica, comandada pelo canal do ganho, então se encarregará de desacelerar o motor.

Um comentário:

  1. gostei eu ainda não sabia dessa, e que estou querendo comprar um align 600n e entao queria saber a utilidade desse governador, agora ja sei ,obrigado pela informação

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